Caramuru Alimentos

Serviços baseados em resultados

Com forte visão no futuro, a Caramuru Alimentos estreita a antiga parceria com a Bühler e assina contrato de uma modalidade inovadora de serviços.

A parceria entre a Caramuru e a Bühler na área de preparação de soja começou em 1989 e, ao longo desses anos, foi criado um importante relacionamento de confiança! E foi justamente essa proximidade que permitiu a concretização da nova modalidade de serviços da Bühler, o Outcome as a Service

 

A Bühler procurou a Caramuru para entender quais eram os desafios dos processos de extração de óleo. E a Caramuru buscava uma melhor performance dos seus equipamentos e uma melhoria dos resultados de extração de óleo

Tiago Silva Siquieroli , Gerente Industrial, Caramuru Alimentos

 

O Outcome as a Service (OaaS) é uma abordagem em que a Bühler, como prestadora de serviços, ouve os pontos problemáticos e as metas de melhoria do cliente e, ao realizar uma avaliação completa das condições atuais, constrói uma compreensão dos gargalos e limitações subjacentes. Os especialistas da Bühler agrupam um pacote de serviços e a tecnologia necessária para enfrentar os desafios e melhorar o desempenho.

O modelo contratual baseado em resultados favorece a colaboração perfeita com os clientes para atingir metas acordadas em comum, em vez de apenas fornecer serviços tradicionais ou projetos de melhoria. O sucesso do contrato OaaS é medido por KPIs mutuamente acordados, melhorando o desempenho financeiro de ambas as partes.

Um trabalho a muitas mãos

No projeto com a Caramuru, Juha Sikanen, Diretor de novos negócios na Bühler, e André Viana, Analista de gerenciamento de projetos, lideraram um time multidisciplinar que tirou do papel o primeiro projeto global de Outcome as a Service da Bühler.

Segundo o Supervisor de Produção de Soja da Caramuru, Vinícius Eleutério, tudo começou quando uma piora na performance da planta foi identificada. "Registramos uma baixa eficiência na produção do óleo e a alta quantidade de óleo residual no fim do processo. Com a ajuda da Bühler, levantamos todas essas informações e demos início à dinâmica do Outcome as a Service."

 

 

Por meio da análise de dados de produção e performance, condições mecânicas dos equipamentos e avaliação dos métodos e práticas dos operadores, as equipes da Bühler concluíram que a oscilação na espessura do floco — mais especificamente o índice de desvio padrão irregular — estava prejudicando o fluxo da operação. Isso era resultado, entre outros fatores, da operação e manutenção inadequadas do equipamento do processo de preparação.

“Esse conhecimento abriu portas para encontrar as melhores soluções para os desafios de performance da Caramuru, planejando o escopo do acordo de Outcome as a Service”, explica André Viana.

E os resultados falam por si só: foi obtida uma redução de 20% do desvio padrão entre as medidas da espessura da lâmina. E com isso, conquistado a melhora do principal indicador: redução do teor de óleo residual em 36% no período de 5 meses. Uma melhoria significativa de eficiência na produção do óleo e menor quantidade de óleo residual ao fim do processo, otimizando lucros e reduzindo desperdícios na planta.

“Mesmo quando estávamos no meio do processo, já podíamos observar mudanças significativas na operação, e o resultado final certamente superou nossas expectativas”, destaca Juha Sikanen.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre essa história de sucesso:

 

Nesse projeto, o trabalho em conjunto entre a Bühler e a Caramuru, foi fundamental para estreitar a parceria e assim, garantir o sucesso dos resultados para ambas as partes!

 

Acreditamos que a parceria é essencial para garantir a vida útil das nossas máquinas, dos laminadores e uma boa eficiência da extração de óleo

Vinícius Gonçalves Eleutério, Supervisor de Produção, Caramuru Alimentos

Mais sobre a Caramuru Alimentos:

Fundada em 1964 na cidade de Maringá, no Paraná, a Caramuru Alimentos cresceu e se consolidou no mercado, tornando-se o principal grupo de capital brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola. A capacidade processamento da empresa em soja é de cerca de 2.100.000 de toneladas por ano.

Com espírito empreendedor, destaca-se pela produção de produtos de maior valor agregado, focando sempre no máximo aproveitamento da matéria-prima.

Atualmente, além do Paraná, está presente nos estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Pará e Amapá, atuando nos segmentos animal, industrial, produtos de consumo, commodities, biodiesel e logística. O Grupo atende consumidores de diversas regiões do Brasil, além de fornecer matéria-prima para fabricantes de massas, biscoitos, snacks, corn flakes e outros segmentos, como cervejarias, mineradoras e a indústria de ração.

 

equipe outcome as a service equipe outcome as a service Parte da equipe que tirou o projeto do papel: Sebastião Weis, André Viana, Vinícius Eleutério, Tiago Siquieroli e Juha Sikanen.
Content Block

Como podemos ajudar?

 

 


+55 41 3317-5100

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 1105
Curitiba
81280-140
Brazil